terça-feira, 24 de setembro de 2013

Meditação ao Evangelho segundo S. Lucas 8,19-21.


Naquele tempo, vieram ter com Jesus sua mãe e seus irmãos, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão.
Anunciaram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.»
Mas Ele respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.» 

Palavra da salvação.





Compreender a palavra:
Não são os laços do sangue os que mais contam, vistas as coisas com olhos espirituais. Por isso, a este propósito, escreve S. Ambrósio: «Os laços das almas são mais sagrados que os dos corpos”. E a respeito de Nossa Senhora diz S. Leão que Ela concebeu o Filho no seu espírito antes de O conceber em seu ventre. É a Palavra de Deus que está sempre na origem da relação entre o homem e Deus.

Meditação:
Irmãos, a leitura de hoje pode nos levar por vários caminhos, por pensamentos errantes do que S. Lucas nos verdadeiramente nos queria transmitir: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.» numa interpretação mundana, pode significar, vamos testa-lo, veremos se nos abandona pela família, pelos amigos, se se desvia do caminho da evangelização, se existe “favorecimento”. De uma outra forma também podemos ver que não está só, que sua família de sangue também o segue, também crê na boa nova que ele vem anunciar.

Na segunda parte do evangelho em que ele responde: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.» Ele chama-nos a sua família, nos considera como irmãos, basta segui-lo, nos ensinamentos, na vida, nas ações. Não basta dizer eu acredito, eu tenho Fé, e imperativo que as nossas ações reflitam Cristo vivo em nós, que nos reconheçam como cristãos, pela nossa forma de ser, de agir.  

Acrescento ainda, família somos todos nós igreja, não devemos abandonar uns pelos outros, devemos sempre cuidar de nossos irmãos, e como qualquer família devemos faze-la crescer e prosperar, na Graça e na alegria Pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Um abraço,

A.Alberto Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario