terça-feira, 10 de setembro de 2013

Meditando o Evangelho



Carta aos Colossenses 2,6-15.

Irmãos: Do mesmo modo que recebestes Cristo Jesus, o Senhor, continuai a caminhar nele:
enraizados e edificados nele, firmes na fé, tal como fostes instruídos, transbordando em acção de graças.
Olhai que não haja ninguém a enredar-vos com a filosofia, o que é vazio e enganador, fundado na tradição humana ou nos elementos do mundo, e não em Cristo.
Porque é nele que habita realmente toda a plenitude da divindade,
e nele vós estais repletos de tudo, Ele que é a cabeça de todo o Poder e Autoridade.
Foi nele que fostes circuncidados com uma circuncisão que não é feita por mão humana: fostes despojados do corpo carnal, pela circuncisão de Cristo.
Sepultados com Ele no Baptismo, foi também com Ele que fostes ressuscitados, pela fé que tendes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.
A vós, que estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne, Deus deu-vos a vida juntamente com Ele: perdoou-nos todas as nossas faltas,
anulou o documento que, com os seus decretos, era contra nós; aboliu-o inteiramente, e cravou-o na cruz.
Depois de ter despojado os Poderes e as Autoridades, expô-los publicamente em espectáculo, e celebrou o triunfo que na cruz obtivera sobre eles. 

Evangelho segundo S. Lucas 6,12-19.

Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus.
Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos:
Simão, a quem chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago, João, Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote;
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
Descendo com eles, deteve-se num sítio plano, juntamente com numerosos discípulos e uma grande multidão de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sídon,
que acorrera para o ouvir e ser curada dos seus males. Os que eram atormentados por espíritos malignos ficavam curados;
e toda a multidão procurava tocar-lhe, pois emanava dele uma força que a todos curava. 
Meditação:

Após a leitura destes sagrados textos não pude deixar de reflectir nas palavras que me eram dirigidas e que agora partilho convosco, na 1ª leitura o Apostolo Paulo exulta-nos a continuar o nosso 4º dia agora que verdadeiramente conhecemos a Cristo, professamos a sua Fé e ensinamentos, foi por ele que fomos libertados do pecado carnal(original), pela circuncisão carnal e pelo baptismo. Estamos pois comprometidos com ele, pelo perdão das nossas faltas.
No evangelho Jesus orou durante toda a noite ao Pai, conversou e aconselhou-se com Ele, em local isolado, no silencio da noite. quantas vezes o fazemos? Quantas vezes oramos e falamos verdadeiramente com ele? No silencio da nossa consciência, sem pedidos sem lamentos, quantas vezes deveríamos parar e falar verdadeiramente com ele, e escuta-Lo. Na Manhã seguinte chama doze entre os discípulos, chama-os pelo nome, conhece-os, se destacam de entre os outros, pelas acções, pelo crer, pelo segui-lo despojadamente sem O questionarem. E nos? Seremos apenas alguém na multidão? Foi essa a promessa que lhe fizemos?
Devemos reflectir sobre isto, falando com o Pai....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario