Quem Somos?

MCC Castanheira do Ribatejo Grupos de Senhoras e Homens Castanheira do Ribatejo, Carregado Vila Franca de Xira












mcccastanheira.blogspot.pt
mcc.castanheira@gmail.com
mcc.vilafrancadexira@gmail.com
mcc.carregado@gmail.com

Somos um movimento de Senhoras e Homens Católicos crentes em Cristo Vivo em nós.

Como Nasceu o Movimento?


O Movimento dos Cursilhos de Cristandade nasceu na Diocese de Palma de Maiorca no ano de 1944, no seio da Acção Católica, e rapidamente se espalhou pelo Mundo inteiro, estando hoje presente nos 5 continentes através das suas 81 delegações nacionais.
Em Portugal, a grande aventura dos Cursilhos de Cristandade principiou no dia 7 de Outubro de 1960 na Igreja de S. Pedro em Alcântara onde se reuniu pela primeira vez a equipa de sacerdotes e de leigos vinda de Vitória (Espanha). O Primeiro Cursilho da Diocese de Lisboa, que foi também o 1º de Portugal, realizou-se por vontade do então Cardeal-Patriarca, D. Manuel Cerejeira, há 50 anos, em Fátima, de 30 de Novembro a 3 de Dezembro de 1960.
Antes do Cursilho, a equipa foi recebida pelo Cardeal-Patriarca que lhes disse que a Igreja de Portugal estava muito carente de homens loucos e enamorados por Jesus Cristo e que por isso via com muitos bons olhos a presença deles na Diocese de Lisboa, que lhes desejava os maiores êxitos apostólicos e que esperava que conseguissem “injectar” nos novos Cursilhistas a loucura por Jesus Cristo.
No final deste 1º Cursilho o Bispo de Leiria proferiu a seguinte frase, considerada por muitos como profética: “OBRA QUE COMEÇA EM FÁTIMA JAMAIS MORRERÁ”
Chamam-se Cursilhos (termo espanhol e diminutivo da palavra Curso), por ser uma experiência intensiva e vivencial num espaço de tempo curto, apenas 3 dias.
Os Cursilhos de Cristandade nada mais pretendem do que renovar cristãmente a sociedade, dito por outras palavras: reevangelizar os ambientes. Foi na expressão “Vertebrar Cristandade” que os fundadores encontraram a definição mais exacta da finalidade concreta e precisa do Movimento e por isso constituíram os ambientes como o seu principal alvo – Levar a força do Evangelho e a riqueza da salvação de Cristo aos locais onde se vive, se trabalha, se decide, se diverte, etc …
É por isto que a estratégia do Movimento assenta na selecção dos “Homens Vértebras” (homens e mulheres), nos mais diversos ambientes, feita por aqueles que já viveram um Cursilho e que pelo seu testemunho de vida levam a que essas vértebras se disponham a viver a mesma experiência de 3 dias para, depois duma conversão autêntica e progressiva, os reinserir no lugar donde saíram para aí serem o tal fermento transformador.
Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento de Igreja, directamente dependente do seu bispo diocesano, que procuram de acordo com as suas orientações dar resposta ao Plano Pastoral Diocesano, dentro do seu campo específico.
Decorridos 50 anos, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade mantêm o seu carisma fundacional, que vai ao encontro das palavras do Pastor da Igreja “… a prioridade pastoral de hoje é fazer de cada mulher e homem cristão uma presença irradiante da perspectiva evangélica no meio do mundo, na família, na cultura, na economia, na politica. “ (Bento XVI na Homilia em Lisboa, no Terreiro do Paço
)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario