quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Evangelho segundo S. Lucas 7,31-35.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem, pois, compararei os homens desta geração? A quem são semelhantes?
Assemelham-se a crianças que, sentadas na praça, se interpelam umas às outras, dizendo: 'Tocámos flauta para vós, e não dançastes! Entoámos lamentações, e não chorastes!'
Veio João Baptista, que não come pão nem bebe vinho, e dizeis: 'Está possesso do demónio!'
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!'
Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.» 


Meditação:
«Tocámos flauta e não dançastes, entoámos cânticos de luto e não chorastes»

Com uma pequena parábola, Jesus censura a contradição dos que O não escutam, porque se julgam sempre com razões para se furtarem a escutar a palavra de Deus. As razões mais fúteis são sempre suficientes para pessoas fúteis, e acabam por denotar infantilidade de espírito.

Irmãos, quão atual está o Evangelho, fala-nos a nossa geração de Homens, na medida em que se vai assobiando para o lado, arranjando desculpas, deturpando os sinais do tempo e as próprias escrituras…

E nós, porque não assumimos de vez os nossos erros, porque não falamos abertamente ao nosso próximo em seu Nome, porque abdicamos da nossa missão evangelizadora? Por medo, receio, vergonha talvez? Ou porque nos sentimos abalados na Fé que professamos, nestes tempos conturbados?


Não posso também de deixar de refletir na I leitura de hoje que transcrevo:

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
Caríssimo: Escrevo-te estas coisas na esperança de ir ter contigo muito em breve. Mas se eu tardar, já sabes como deves proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade. É realmente grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado pelo Espírito, contemplado pelos Anjos, anunciado entre os gentios, acreditado no mundo, exaltado na glória.
Palavra do Senhor

Paulo mais uma vez no chama a Piadade, vivemos este mês riquíssimas vivencias de verdadeira piadade Cristã, nas orações pela nossa Irmã Maria do Carmo, ou mais recentemente no apelo do Papa Francisco na vigília de Oração pela Paz na Síria,  e mesmo assim ainda duvidam do poder da Oração, da verdadeira Piadade?

Percamos então um pouco do nosso tempo diário para orar, para falar com Cristo, com seu Pai, com sua Mãe… Mesmo não nos podendo deslocar a um templo de oração, recolhamo-nos no silêncio do nosso interior e falemos com Ele, Ele nos escutara…

Um abraço: 
A. Alberto Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario