segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Meditação ao Evangelho de S. Lucas 8, 16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma candeia para a cobrir com um vaso ou para a esconder debaixo da cama; mas coloca-a no candelabro, para que vejam a luz aqueles que entram. 
Porque não há coisa oculta que não venha a manifestar-se, nem escondida que não se saiba e venha à luz.
Vede, pois, como ouvis, porque àquele que tiver, ser-lhe-á dado; mas àquele que não tiver, ser-lhe-á tirado mesmo o que julga possuir.» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre os Actos dos Apóstolos, nº 20, 3-4; PG 60, 162


«Coloca-a no candelabro»


Não há nada mais insensível do que um cristão que não se aplica em salvar os outros. Não podes argumentar sobre isto com o pretexto da pobreza: a viúva que deu as suas duas moedinhas levantar-se-ia para te acusar (Lc 21,2). Pedro também, pois dizia: «Não tenho ouro nem prata» (Act 3,6). Assim como Paulo, que era tão pobre que frequentemente passava fome e carecia de bens necessários (1Cor 4,11). Também não podes objectar com o teu nascimento humilde: também eles eram de modesta condição. A ignorância não te será melhor desculpa: também eles eram iletrados […]. Não invoques igualmente a doença: Timóteo era dado a frequentes indisposições (1Tim 5,23) […]. Qualquer um pode ser útil ao seu próximo se quiser fazer aquilo que lhe for possível. […]



Não digas que te é impossível reconduzir os outros ao bom caminho porque, se és cristão, é impossível que tal não se faça. Cada árvore carrega o seu fruto (Mt 7,17s) e, como não há contradição na natureza, o que dizemos é igualmente verdade, porque tal deriva da própria natureza do cristão. […] É mais fácil a luz ser trevas do que o cristão não brilhar.

Meditação:

Irmãos, nem sempre me é possível partilhar convosco cara a cara, olhos nos olhos, a presença da luz, do brilho que cada cristão emana, bem como não é possível chamar todas as luzes que andam tapadas e escondidas, mas onde menos esperamos somos surpreendidos, devemos pois manter a união em torno da luz.
                É nosso dever e obrigação chamar à luz todas as candeias fracas, envergonhadas, quase apagadas, que muitas vezes andam perdidas rodeadas de trevas.


                A última frase do evangelho de hoje de S. Lucas «Vede, pois, como ouvis, porque àquele que tiver, ser-lhe-á dado; mas àquele que não tiver, ser-lhe-á tirado mesmo o que julga possuir.»  poderá numa primeira leitura ser um pouco perversa e até suscitar inquietação, mas se for dita de outra forma poderá ser completamente intendida, “Aquele que tem Fé será reforçada, aquele que não a tem ou a pouca que tem pode ser perdida.” Cabe-nos então chamar e cuidar principalmente dos que tem pouca ou nenhuma Fé. Para que possam ser chamados à Luz. Pois os que tem Fé ela será sempre reforça pela oração, estudo e ação, mas mesmo esses temos que cuidar, apoiar, basicamente sermos IGREJA. Não podemos deixar que uma só ovelha se tresmalhe…

Um abraço,
A. Alberto Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario