quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Evangelho segundo S. Lucas 15,1-10.

Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se de Jesus para O ouvirem.
Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.»
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
«Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?
Ao encontrá-la, põe na alegremente aos ombros
e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.'
Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»
«Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar?
E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.'

Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»

Meditação:
                Irmãos, como nos dias de hoje fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Mas Nosso Senhor não veio trazer a salvação aos pecadores?  
                Sempre que somos convidados a evangelizar os ambientes não devemos ser como o pastor e procurar a ovelha tresmalhada?
                Quantas vezes não somos nós quem anda perdido? E como Zaqueu subimos a uma árvore, para que Cristo repare em nós e nos encontre, nos chame pelo nome, nos perdoe e acarinhe com o seu amor.
                Todas estas parábolas do Evangelho de S. Lucas nos incitam à meditação e consciencialização do Amor que o Pai nutre pelos seus filhos, somos pois convidados ao estudo, ao conhecimento dos seus desígnios, para que revestidos do conhecimento e do seu amor, possamos converter e consagrar os ambientes, Buscando todos os irmãos que se encontram perdidos e afastados do seu Amor.

Um abraço,
 A.  Alberto Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario