quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EVANGELHO Lc 21, 12-19


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org


Santa Teresa de Ávila 
«Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa»
Ó amor poderoso de Deus! É bem verdade que nada é impossível àquele que ama. Feliz o que frui dessa paz por parte do seu Deus, que domina todos os sofrimentos e perigos do mundo. Não teme perigo algum, se serve a tal Senhor, e tem toda a razão. Tenho para mim que as pessoas de seu natural temerosas e pouco corajosas […], mesmo quando se elevam até esse estado de que falo, ficam assustadas na sua fraca natureza. Há, portanto, que ter cuidado, pois essa fragilidade natural poderá fazer-nos perder uma coroa magnífica. Quando sentirdes, minhas filhas, esses assaltos de temor, recorrei à fé e à humildade; e, fortificadas pela convicção de que nada é impossível a Deus (Lc 1,37), começai a vossa tarefa. Ele deu fortaleza a muitas jovens santas, de tal forma que se tornaram  capazes de suportar todas as tribulações que se tinham proposto sofrer por Ele!
O que Ele nos pede é uma determinação que faça dele o Senhor do nosso livre arbítrio, pois dos nossos esforços não tem Ele precisão alguma. Pelo contrário, a Nosso Senhor agrada fazer brilhar as suas maravilhas nas criaturas mais fracas, pois assim com mais facilidade manifesta o seu poder e satisfaz o desejo de nos conceder dons […].
Deixai de lado as objecções da razão, e desprezai essa vossa fraqueza. Ela aumentará se parardes para reflectir se sereis capazes ou não […]. Também não é altura para pensardes nos pecados cometidos, deixai-os de lado. Tal humildade é agora inadmissível, é completamente despropositada. Ficai certas de que o Senhor jamais abandona aqueles que O amam e que se expõem a riscos só por Ele.

Pensamentos sobre o amor de Deus, cap. 3, 4-6 LN/C 


Meditação:
         Esta visão apocalíptica retratada por S. Lucas, do ser cristão não foi apenas dirigida aos muitos cristãos do seu tempo, ainda hoje muitos cristãos são perseguidos pelo seu Nome, Por professarem publicamente a Fé Cristã.

         Quantos de nós no nosso dia-a-dia, não é olhado de lado por professar a Fé cristã?

O que nos diz o evangelho é que não nos devemos acanhar ou ficar calados “. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer.”. Devemos sim com força e perseverança evangelizar pelo exemplo, pela nossa força, concedida pelo Amor e Graça de DEUS.

Um Abraço,
A. Alberto Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario