domingo, 4 de agosto de 2013

A Herança que vos deixei?

Evangelho segundo S. Lucas 12,13-21.
Naquele tempo, alguém do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo.»
Ele respondeu-lhe: «Homem, quem me nomeou juiz ou encarregado das vossas partilhas?»
E prosseguiu: «Olhai, guardai-vos de toda a ganância, porque, mesmo que um homem viva na abundância, a sua vida não depende dos seus bens.»
Disse-lhes, então, esta parábola: «Havia um homem rico, a quem as terras deram uma grande colheita.
E pôs-se a discorrer, dizendo consigo: 'Que hei-de fazer, uma vez que não tenho onde guardar a minha colheita?'
Depois continuou: 'Já sei o que vou fazer: deito abaixo os meus celeiros, construo uns maiores e guardarei lá o meu trigo e todos os meus bens.
Depois, direi a mim mesmo: Tens muitos bens em depósito para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.'
Deus, porém, disse-lhe: 'Insensato! Nesta mesma noite, vai ser reclamada a tua vida; e o que acumulaste para quem será?'
Assim acontecerá ao que amontoa para si, e não é rico em relação a Deus.» 



Meditando o Evangelho:

Nesta parábola que Jesus Cristo nos deixa, mais uma vez condena a nossa avareza, de bens, de saberes  de conhecimento, da não partilha do conhecimento da sua palavra. Não é pelo profundo conhecimento da sua palavra, dos seus ensinamentos que temos garantida a nossa "Herança Celeste", muito pelo contrario, é partilhando o conhecimento e a caridade cristã que a conquistamos.  "Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu  ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.” (Lucas 9:26.).  "Não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho, a sua fé", “Ide, sem medo, para servir”, ensinou. "Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!"( Papa Francisco).

Cristo nos convida a ser evangelizadores da sua palavra, e que na vida tudo deve ser partilhado, os bens, o bem, o sofrimento a dor, o carregar da cruz individual também pode ser partilhado como fez Simão de Cerineu...

Sigamos não tenhamos vergonha...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario