quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A Grande FÉ!


"Crer é o acto da inteligência que presta o seu assentimento à verdade divina, por determinação da vontade, movida pela graça de Deus ".(S.Tomaz de Aquino ).A fé é um dom de Deus. Crer é um acto autenticamente humano.

Surpreendente neste Evangelho de São Mateus 15, 21-28 é  o relato da indiferença de Jesus primeiro, a reacção da mulher depois, e por último a afirmação de Jesus "grande é a tua fé, faça-se como desejas! "

Aquela mulher, e mãe que carrega a Cruz de sua filha, sabe que só pode encontrar consolo em Jesus, o filho de David, e não descansa enquanto não obtém uma resposta às suas lamentações. Jesus nem lhe responde. Ela incomoda de tal modo que os discípulos intercedem por ela. Mas o Mestre não se mostra sensível aos apelos. Então surge a grande lição desta gentia, desta cananeia(libanesa), ao se entregar totalmente a Jesus prostrando-se a seus pés e dizendo-lhe eu acredito e tenho esperança de poder juntar-me ao povo eleito, mesmo que tenha de ser a última, alguma coisa há de sobrar.

Fé, Esperança e Caridade assim resumidas nesta mulher que perante as adversidades não desiste pois o seu amor é autêntico. De tal maneira que  Jesus lhe reconhece mérito ao ponto de lhe valorar a Fé como grande, eu diria enorme!

Por último Jesus diz a esta mulher :"faça-se a tua vontade ". A fazer lembrar o Pai-nosso por Jesus ensinado.

Jesus, rei dos Judeus, aceita este verme errante aos pés da tua mesa...molda-me a vontade á do Pai para que assim também se possa fazer a minha vontade.

DECOLORES
Luís Custódio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Calendario